CAVA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CSW pede anulação do acordo do PT com partido Baath da Síria

Ir para baixo

CSW pede anulação do acordo do PT com partido Baath da Síria Empty CSW pede anulação do acordo do PT com partido Baath da Síria

Mensagem  Kobestelo ADM Dom Mar 23, 2008 7:35 pm

O Centro Simon Wiesenthal, organização judaica de defesa dos direitos humanos, pediu a anulação do acordo assinado entre o PT e o partido Baath da Síria. O CSW alertou em carta para as tendências totalitárias do compromisso petista.
"O PT assinou em maio, em Damasco, um acordo de cooperação com o Partido Baath Árabe Socialista da Síria, para trocar idéias e pontos de vista a respeito de causas comuns e coordenar posições em congressos e fóruns internacionais. O partido Baath encabeça há décadas em seu país um regime autoritário que desconhece o respeito pelos direitos humanos", disse o centro, que tem sede em Los Angeles, numa correspondência ao presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), e ao secretário de relações internacionais petista, Valter Pomar.
"Causa profunda decepção que um partido como o PT, que se valeu das regras do Estado de Direito para ascender à Presidência do Brasil, omita a promoção da democracia dos valores indispensáveis no momento de estabelecer seus acordos de cooperação em nível internacional", afirmou o grupo judaico na carta.
O PT, entretanto, não deu ouvidos ao CSW e afirma que vai manter o acordo. "O Centro Wiesenthal é respeitável, mas usa argumentos primários e cínicos. O PT não tem interesse em participar das operações de isolamento da Síria. O que uniu os dois partidos foi a crítica à política norte-americano no Oriente Médio", declarou Valter Pomar.
O protocolo de cooperação prevê o intercâmbio de experiências entre os partidos PT do Brasil e Partido Baath da Síria. Uma das intenções do pacto é promover o intercâmbio de idéias...". O que poderia servir do modelo Baath para o PT? Só se a troca de experiências e idéias for para entender como se tornar mais autoritário e ditatorial. O acordo parece ser um claro retorno às raízes históricas do stalinismo petista.
O Centro Simon Wiesenthal, que combate o anti-semitismo no mundo, deixou bem claro ao Partido dos Trabalhadores: "O partido Baath encabeça há décadas em seu país um regime autoritário que desconhece o respeito pelos direitos humanos... Causa profunda decepção que um partido como o PT, que se valeu das regras do Estado de Direito para ascender à Presidência do Brasil, omita a promoção da democracia dos valores indispensáveis no momento de estabelecer seus acordos de cooperação em nível internacional".
Segundo Valter Pomar, secretário de relações internacionais do PT, "a crítica à política norte-americana no Oriente Médio foi o que motivou o acordo entre o PT e o Baath". De acordo com o crítico e blogueiro José Papo (http://josepapomisc.blogspot.com), “essa resposta deixa óbvia a verdadeira face do PT. Não interessa para o Partido a defesa dos direitos humanos. O que importa é fazer oposição aos Estados Unidos, mesmo que seja aliando-se a grupos decididamente autoritários e que promovem a desestabilização de todo o Oriente Médio. A Síria, através de seus dirigentes do Partido totalitário Baath, realiza assassinatos de opositores políticos (inclusive em outro país, o Líbano) e ainda promove organizações terroristas como o Hamas e o Hezbolá”. Sobre o comentário de Valter Pomar de que "O Centro Wiesenthal é respeitável, mas usa argumentos primários e cínicos, Papo observou: “Se a defesa dos direitos humanos e da democracia é um argumento primário, então fico cada vez com mais receio do nosso atual governo e de suas políticas cada vez mais autoritárias”.
Kobestelo ADM
Kobestelo ADM
Prata
Prata

Número de Mensagens : 59
Localização : Curitiba
Data de inscrição : 17/03/2008

https://cava.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos